5 Passos para acelerar seu metabolismo | Ao pensar em emagrecer ou ganhar massa muscular, as palavras “acelerar o metabolismo” são uma das mais mencionadas, mas, o que isso significa? Realmente é possível acelerar o metabolismo? Como se faz?
Leia o artigo, e tenha essas e outras perguntas respondidas.
O que é metabolismo?
Metabolismo é palavra usada para descrever as reações químicas que existem no organismo para garantir as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo.
Em palavras menos rebuscadas, o metabolismo é o conjunto de reações que garantem que o organismo de um ser mantenha suas funções vitais.
Qual a diferença entre Metabolismo rápido e lento?
O metabolismo é considerado lento quando:
- Há acumulo de moléculas;
- Há uma demora na digestão;
- Mesmo comendo pouco, a pessoa não consegue queimar calorias e acaba engordando.
O metabolismo é considerado Rápido quando:
- O individuo consegue comer e gastar uma quantidade relativamente alta de lipídio;
- O individuo come muito, mas, consegue queimar as calorias que estão excesso e manter o peso.
É possível acelerar o metabolismo?
Sim, é possível acelerar o metabolismo, confira essas dicas:
1 – Coma alimentos termogênicos.
Alimentos termogênicos tem compostos bio ativos que estimulam o sistema nervoso central, de forma que o metabolismo acelere, por conseguinte, haja queima de gordura corporal.
Veja alguns exemplos de alimentos termogênicos:
- Gengibre;
- Pimenta;
- Canela;
- Café;
- Chá verde;
- Cháde hibisco
2 – Coma mais vezes
Explicando de maneira simplória, ao se alimentar mais vezes durante o dia, com porções menores, o corpo entende que sempre receberá comida e, consequentemente, acumula menos gordura indesejada.
Portando, é ideal não pular refeições. Se possível faça o acompanhamento com um profissional de nutrição, inclusive diversos planos de saúde contam com este tipo de profissional incluso.
3 – Consuma mais proteínas
Os alimentos com maiores quantidades de proteínas são mais difíceis de serem digeridos, portanto, a própria digestão desses alimentos consomem mais calorias e aumentam o metabolismo.
Veja alguns exemplos de alimentos com maiores quantidades proteínas:
- Carne;
- Leite;
- Ovos;
- Amêndoas;
4 – Dormir Bem
É saudável que uma pessoa normal durma de 7 a 9 horas por dia a fim de obter um descanso satisfatório. Ao dormir pouco, ou ainda que muito, não sendo um sono de qualidade a produção de hormônios é afetada, portanto, prejudica o metabolismo.
5 – Praticar Exercícios Físicos
Os músculos são os tecidos que mais necessitam de energia para se manterem em atividade, portanto, ao praticar exercícios físicos e trocar a gordura do corpo por músculo há uma aceleração no metabolismo.
6 – Beber Água
É ideal que se beba pelo menos 1,5 litros de água por dia, de preferência, fria. Beber água fria estimula o sistema nervoso simpático, região relacionada com o aumento do metabolismos, por conseguinte, promove o gasto de energia e perda de peso.
Também é importante relatar que alguns especialistas informam que “beber água uma hora antes das refeições ajuda a comer menos”.
7 – Reduzir o estresse
O estresse e a ansiedade estão diretamente ligados a produção de cortisol, hormônio que em excesso reduz a massa muscular, por conseguinte, diminui o metabolismo.
Importante destacar que consultar-se com um psicólogo frequentemente pode diminuir os níveis de estresse e ansiedade, por conseguinte, ajuda na aceleração do metabolismo, portanto, pesquise por planos de saúde qua atendam psicólogos e terapias em geral que contenham a categoria desse profissional já sendo inclusa.