Saiba tudo sobre portabilidade de plano de saúde
Está pensando em mudar para um plano de saúde mais completo ou mais barato, mas não sabe como solicitar a portabilidade para não ter que passar novamente pelo período de carência? mudar sem se preocupar.
Neste artigo você pode ver:
-
O que é a portabilidade do seguro saúde
-
Como faço para que um plano de saúde seja transferível para outro
-
O que é transferibilidade?
-
Qual é a diferença entre portabilidade de seguro saúde e migração
-
E a portabilidade de seguro saúde corporativo?
-
Como faço para mudar de plano de saúde empresarial para pessoal
-
O que é Carta de Portabilidade e como posso solicitar?
-
Como crio meu plano de saúde ideal?
Boa leitura!
Tudo sobre portabilidade de plano de saúde
Portabilidade é quando você quer mudar para a mesma ou outra seguradora de saúde, mas usa um plano que melhor se adapte às suas necessidades atuais.
Para a portabilidade, não há necessidade de cumprir novamente o período de carência mesmo que o período de carência já tenha sido atendido no plano original.
Como transferir um plano de saúde para outro
A portabilidade é um direito de todos os beneficiários que adquiriram o seguro saúde em 1º de fevereiro de 1999 – edição da Lei nº 9.656/98. No entanto, alguns pré-requisitos devem ser seguidos para fazer a alteração. Confira abaixo.
- Seu novo plano de saúde selecionado deve ter um preço similar ao de sua apólice original.
- O seguro de saúde existente não pode ser rescindido. O contrato deve ser válido.
- Os pagamentos mensais devem estar em dia.
- O prazo mínimo do plano deve ser atendido.
-
Portabilidade: 2 anos restantes no plano original (seguro saúde atual) ou 3 anos no cumprimento (CPT). Cobertura parcial temporária para doença ou lesão pré-existente.
-
Portabilidade: Caso o beneficiário tenha previamente definido a transferibilidade, o período mínimo de permanência será reduzido para um ano. Se o seu plano recém-selecionado incluir cobertura não incluída no seu plano médico anterior, ele será reduzido para 2 anos.
Para visualizar a cartilha completa sobre o assunto no Serviço Nacional de Saúde (ANS).
Entenda o que é portabilidade de um seguro saúde
Ao criar a portabilidade de um plano de saúde para outro, você não precisa repor necessidades já atendidas pelo plano original.
Qual a diferença entre portabilidade e transição de seguro saúde?
Aplica-se a contratos previamente firmados e só pode ser transferido para outro plano de saúde da mesma operadora.
O que fazer com a portabilidade do seguro saúde da empresa?
Siga os pré-requisitos acima. Observe também que o valor deve ser igual ou inferior ao plano original para aproveitar a portabilidade.
Como faço para converter de pessoa jurídica para plano de saúde pessoal?
Desde 1999 – Lei nº 9.656 Os beneficiários podem receber no prazo de 6 meses a 2 anos, dependendo do tempo de permanência na empresa. o seguro de saúde da sua empresa mesmo depois de ter sido demitido. O pagamento dessa transição é de responsabilidade do cliente.
Caso pretenda requerer a portabilidade para o seguro de saúde pessoal após este prazo, pode solicitar uma carta de portabilidade para não ter que completar novamente o período de carência.
O que é uma Carta de Portabilidade e como solicitá-la?
A Carta de Portabilidade é um documento que você deve solicitar à sua operadora de saúde atual para verificar se atualmente tem direito aos benefícios da portabilidade. Ela contém todas as informações que você precisa disponibilizar o plano que deseja usufruir.
Como criar um plano de saúde ideal?
Quer saber mais sobre como obter seguro saúde? Caso queira adquirir ou alterar planos, consulte um especialista para encontrar a melhor opção para o seu perfil.