Planos de saúde: O que é compra de carência?
A carência é administrada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Este é um período de espera que deve ser respeitado mesmo se você pagar seus prêmios mensais de seguro de saúde e tomar quaisquer providências.
Em geral, quanto mais complicado o procedimento, maior o período de carência.
Se você mudar de plano de saúde, talvez não precise cumprir o mesmo tempo de espera para usá-lo novamente.
Esta é a chamada compra de lote pequeno, e também é chamada de redução de lote pequeno. Criamos este artigo para responder a todas as suas dúvidas sobre a compra de um período de carência.
Caso seu novo plano não tenha uma nova carência, você pode solicitar uma carência reduzida. No entanto, existem algumas regras para usar esse recurso. A principal delas diz respeito ao tempo de permanência do plano anterior.
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Clientes sem plano anterior
Algumas operadoras oferecem períodos de carência reduzidos para clientes sem assinaturas anteriores. Depois de ter seus planos em vigor, você pode solicitar um período de carência para promoção.
Nesse sentido é importante ressaltar que o operador não tem obrigação de disponibilizar esta opção. De qualquer forma, o corretor fornecerá informações detalhadas durante o processo de seleção.
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Pessoas com planos anteriores
Neste caso existem algumas variações. Como regra geral, quanto mais tempo você ficar, maior será a taxa de desconto para o seu próximo plano.
Por exemplo, o período de carência se aplica a pessoas que permaneceram menos de 3 meses no plano anterior.
Além disso, os critérios entre operadoras serão alterados.
Veja:
Amil Saúde
Caso opte pelo Plano de Saúde Amil ao trocar de plano, você receberá três tipos de descontos além da carência promocional:
- Tipo 1: Empresas de 03 a 11 meses de antecedência;
- Tipo 2: Empresas a partir de 11 anos Negócios até 29 anos e beneficiários com mais de 12 meses de posse do plano anterior.
- Tipo 3: Empresas com 02 à 29 vidas, beneficiárias de empreendimentos similares, e com mais de 12 meses de permanência nos planos anteriores.
Nesse caso, os clientes que corresponderem ao terceiro tópico terão uma redução maior no período de carência.
GNDI NotreDame Intermédica
O GNDI oferece dois tipos de períodos de carência de promoção para clientes que não planejam com antecedência.
Além disso, há duas outras reduções.
- Tipo 1: Este caso depende da categoria selecionada. Por exemplo, se você deseja a modalidade GNDI Premium 900, você deve estar no plano anterior de 06 a 12 meses e pertencer a uma operadora similar.
- Tipo 2: Essa é uma opção para clientes que usaram o plano anterior por 12 meses ou mais. Também deve ser de um negócio semelhante.
Assim, os clientes elegíveis ao Desconto 2 esperarão menos para utilizar o procedimento.
O que são operadores congêneres?
Este termo pode aparecer na compra de ágio. De fato, o seguro saúde priorizará as operadoras conveniadas na redução do período de carência.
Como você deve ter notado, os descontos nos planos a seguir são geralmente maiores para operadoras semelhantes.
Por exemplo, o plano de saúde da SulAmérica é considerado uma contrapartida pela Amil. Isso porque são planos de saúde semelhantes e algumas categorias possuem redes de credenciamento semelhantes.
Por outro lado, a Assim não é considerada a contraparte da Amil. Observe que a Assim possui uma rede mais regional, centrada no RJ e regiões metropolitanas.
A maioria das categorias da Amil se aplica nacionalmente.
Como solicito uma compra em período de carência?
Além de todas essas considerações de redução, outras regras se aplicam no momento da contratação.
Fique atento ao prazo ao encurtar o período de carência.
Geralmente, você pode cancelar seu plano até 60 dias após a publicação da nova proposta. Portanto, se você cancelar seu plano de saúde anterior e quiser compensar o déficit, deverá obter um novo plano de seguro em 60 dias.
Os documentos exigidos variam de acordo com a empresa, mas geralmente são necessários os seguintes.
- Certificado de residência do ex-empresário.
- Cópias dos três últimos boletos de pagamento com recibos.
- Cartão (se disponível), nome do proprietário e dependentes, tipo de acomodação (hospital ou apartamento), data de vigência do plano.
Se o seu cartão não contiver essas informações, você poderá solicitar outra documentação: Cópia do contrato anterior ou comprovante de rescisão por mais de 12 meses.
Os prazos podem ser solicitados do seu plano anterior por e-mail, telefone ou, em alguns casos, pelo aplicativo. Uma dica é verificar se a carta contém informações importantes como: Datas, nomes dos proprietários e dependentes, tipo de acomodação.