Entenda tudo sobre a cobertura do plano de saúde | A constituição de um seguro de saúde é uma questão que levanta muitas questões. Para evitar dores de cabeça, antes de contratar um plano de saúde, você deve verificar os tipos de serviços como Aconselhamento, Teste e Tratamento.
Também é importante verificar quais hospitais e laboratórios são credenciados pelo esquema e se atendem plenamente aos requisitos. Afinal, se você não tiver um hospital ou laboratório por perto quando for utilizá-lo, não adianta contratar uma taxa.
Portanto, para evitar dúvidas na hora de adotar um plano de saúde adequado, é necessário saber quais serviços devem ser cobertos.
Boa leitura!
Tudo sobre a cobertura do plano de saúde
Consultas, exames e tratamentos . Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o seguro saúde oferece muitos benefícios.
A lista denominada “Cronograma de Procedimentos e Eventos de Saúde” inclui consultas que podem variar de acordo com o tipo de plano de saúde contratado (ambulatorial, hospitalar, OB-N, encaminhamento ou odontológico), testagem e tratamento.
Portanto, verifique seu tipo de plano antes de verificar se você é elegível para um determinado serviço.
Hospitais e Laboratórios Há duas coisas a serem observadas em relação à rede hospitalar, laboratórios e médicos envolvidos no plano. A primeira delas é que nem todos os planos têm direito à internação.
Outro ponto importante é conhecer sua rede de certificação. Portanto, antes de contratar um plano médico, você deve pesquisar quais hospitais, laboratórios e médicos estarão envolvidos.
Lembre-se que em relação aos hospitais, as seguradoras de saúde só podem excluir exclusões.
Ou seja, cabe ressaltar que caso isso ocorra, o hospital não credenciado deve ser substituído por outro hospital equivalente e os consumidores devem ser notificados dessa alteração com 30 dias de antecedência.
Caso a operadora desqualifique o hospital e não ofereça alternativas, poderá notificar o beneficiário somente após aprovação da ANS.
Os operadores podem desqualificar um hospital sem a aprovação da ANS apenas por fraude ou infrações sanitárias por parte do hospital.
Órteses e Próteses
Se necessitar de utilizar órteses e próteses (auxílios permanentes ou temporários para ajudar o seu paciente), deve verificar se o seu contrato está em conformidade com a lei.
Regulado por lei. A cobertura para próteses, suspensórios e outros acessórios que requerem inserção (ou remoção) cirúrgica é obrigatória onde os planos são regulamentados.
No entanto, a Lei também permite a exclusão da indenização pelo fornecimento de acessórios não diretamente relacionados à intervenção cirúrgica, tais como Óculos, coletes ortopédicos e próteses de membros.
Portanto, se você está pensando em adquirir um plano de saúde, certifique-se de que ele oferece a cobertura necessária para o seu caso.
Seguro Ambulatorial
Este seguro cobre a prestação de serviços médicos, incluindo consultas médicas, exames, tratamentos e outros procedimentos ambulatoriais em consultório ou clínica médica.
Os serviços de emergência estão limitados às primeiras 12 horas de serviço. É de responsabilidade do beneficiário fornecer tratamento exclusivamente hospitalar, mesmo que realizado na mesma unidade de prestação de serviço em até 12 horas.
Cuidados Hospitalares Exceto Obstetrícia
Garante a prestação de cuidados hospitalares, exceto obstetrícia. A lei não prevê limites para o tempo de permanência hospitalar.
A hospitalização além das primeiras 12 horas não é garantida porque o atendimento de emergência prestado durante o período de carência deve ter a mesma cobertura especificada no plano ou seguro ambulatorial.