Quem pensa em fazer um plano de saúde, quer saber como funciona o plano de saúde empresarial.
E as vantagens são inúmeras, a começar pelo preço dos planos de saúde que em média são de 30% a 40% menor comparado aos planos de pessoa física.
A pergunta é: Como posso fazer um plano empresarial?
Alguns fatores para poder contratar são:
Vamos por partes:
Hoje em dia, são 3 opções de cnpj que se pode contratar um plano de saúde.
Se você tiver cnpj por MEI ( microempreendedor Individual ), contrato social ou CEI, você já está habilitado a fazer este tipo de contrato.
Existe uma quantidade mínima permitida para contratar um plano de sáude jurídico. Algumas operadoras aceitam contratar o plano de saúde a partir de 2 pessoas. Já outras exigem que tenham 3 pessoas no contrato. E uma que aceita de 5 pessoas como é o caso do plano de saúde da Porto Seguro.
Essa é sem dúvida uma das maiores exigências por parte dos clientes. Quem faz um plano de saúde, quer ter logo o direito ao atendimento, não é verdade?
Com isso os prazos para implantar o contrato , ou seja, gerar o número da carteirinha, em média são de 10 dias.
Porém, se toda a documentação por parte dos clientes estiverem certa, tem plano de saúde que cadastra no prazo de 3 dias úteis. É bem rápido.
Já em outras operadoras, são um pouco mais burocráticas e o prazo pode demorar até 15 dias.
O plano empresarial possibilita que o cliente escolha entre planos regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
É uma matemática muito simples. Quanto menor for a abrangência do plano de saúde, o plano de saúde ficará mais barato.
É até uma questão de lógica. Um plano que te dá cobertura no exterior possuem mais despesas que um plano que atenda só em grupo de municípios.
Então, na hora de escolher um plano de saúde empresarial, escolher de acordo com a abrangência pode ser um diferencial em relação ao preço.
Depois do preço do plano de saúde, a carência é sem dúvida um dos fatores mais importantes para o cliente. Muitas pessoas acham que o plano de saúde empresarial possui carência zero.
E vale ressaltar, que o plano de saúde jurídico, tem a carência muito parecida com os planos de pessoa física e também com os planos coletivos por adesão.
Existe carência zero em plano de saúde empresarial?
Geralmente, para que o cliente consiga carência zero, é preciso que a sua empresa tenha a partir de 30 pessoas para aderir ao plano. Isso é uma regra mais comum por parte das operadoras de planos de saúde.
Porém, há casos em que algumas seguradoras de planos de saúde que oferecem carência zero com menos de 29 funcionários. Que é o caso da Sulamérica a partir de 10 vidas pessoas no plano e também a seguradora Porto Seguro que a partir de 5 pessoas oferece carência zero.
Vale lembrar que procedimentos de parto e doenças pré existentes não reduzem carência ou seja, é carência contratual. Sendo 10 meses para parto e 24 meses para doenças ou lesões pré existentes
A documentação é primordial para a contratação, mas é muito simples:
Da empresa:
Das Pessoas
Planos de saúde acima de 99 vidas são chamados de "pejotão". Estes planos de saúde não possuem tabela fixa como os planos de saúde abaixo desta quantidade de pessoas.
Com isso, para aderir a este contrato é preciso fazer um estudo de idades e sexo.
Por que as operadoras fazem este estudo?
Pois nestes planos empresariais acima de 99 vidas, o valor é calculado de forma única, ou seja, o valor é único independente da idade. Um plano para uma criança tem o mesmo valor de um plano de saúde para quem tem por exemplo 54 anos.
Isso ocorre devido a este fato que a operadora ou a seguradora que você contratar faz uma média de idades e chega a um valor único.
Este tipo de plano leva em média de 3 a 7 dias para que os valores sejam mostrados para o corretor e consequentemente é passado para o cliente.
Existe também uma carta de "exclusividade" onde o corretor ao solicitar a operadora uma cotação, entrega esta carta para que a operadora esteja ciente que a partir dali, toda a negociação acontece entre a operadora e o corretor.
Este não é um procedimento obrigatório mas é comum que aconteça para que um mesmo cliente não solicite a outros corretores e com isso dê um trabalho maior para a operadora, visto que é um procedimento demorado e requer muita atenção.
Todo plano empresarial tem reajuste uma vez ao ano. Este reajuste acontece sempre na data de aniversário do contrato, ou seja, na data que o plano é contratado pelo cliente, soma-se 1 ano depois desta assinatura.
O reajuste do plano ocorre de acordo com a sinistralidade ( utilização ). Se uma empresa tiver muitos procedimentos de exames de alta complexidade, cirurgias e/ou internações, a tendência é que o reajuste seja maior que uma empresa que tem pouca utilização.
Porém, a empresa é notificada antes de completar um ano dizendo do percentual de reajuste. Isso permite que a empresa ao saber do reajuste, decida se vai continuar no contrato do plano contratado ou então fazer uma mudança de plano para outra operadora.
Importante ressaltar nesta mudança de um plano para outro é a questão da carência.
Se sua empresa já tem um plano e quer trocar para outra operadora, pergunte ao corretor a questão da compra de carência para que você aproveite ao máximo o tempo de carência que já cumpriu.
Agora que você já sabe como funciona o plano de saúde empresarial, só falta saber os preços, certo?
Para visualizar as tabelas de preços online, preencha o formulário abaixo que os preços aparecem na hora !!!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!