O que é vigência de plano de saúde?

A vigência em um plano de saúde é o período de tempo no qual a cobertura médica contratada está vigente e, portanto, disponível para uso. Durante esse período, o titular do plano tem direito aos serviços de saúde cobertos pela apólice, incluindo consultas, exames, internações, cirurgias e outros tratamentos médicos.

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A vigência de um plano de saúde é determinada pela data de início e término do contrato, que é estabelecido no momento da contratação do plano. Em geral, a vigência pode ser mensal, semestral ou anual, dependendo do tipo de plano e das condições acordadas entre a seguradora e o titular.

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Além disso, é importante lembrar que a vigência de um plano de saúde está ligada ao pagamento das mensalidades, já que a interrupção do pagamento pode resultar na suspensão da vigência e, consequentemente, na perda da cobertura médica. Por isso, é importante manter o pagamento em dia para garantir a continuidade da cobertura médica contratada.

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O significado de VIGÊNCIA é já surtir efeito e não ter sido revogado. Estar em vigor, valendo.

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Existe esta denominação dentro do segmento de planos de saúde pois a possibilidade de um contrato fechado por um cliente não ser aceito pela Operadora, Seguradora ou ainda pela Administradora de benefícios.

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Ainda há um período em que mesmo este contrato fechado ainda não poder ser usado pelo cliente por ele ainda não ter entrado em VIGÊNCIA, ou seja estar valendo.

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A VIGÊNCIA VARIA DE PERÍODO CONFORME O TIPO DE PLANO DE SAÚDE.

Nos contratos de Pessoa Física, a vigência é de 24 horas após a assinatura do contrato, portanto, no dia seguinte que o cliente contrata plano de saúde ele já entra em vigência e portanto pode ser usado para urgências e emergências.

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Nos Planos coletivos empresariais, a vigência é em média de 15 dias. Podendo ser estendido o prazo por alguma questão burocrática. Pois existe um rol de documentos que as empresas precisam apresentar para que a proposta seja implantada e o contrato entre em vigência.

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Já nos Planos coletivos por adesão, existem datas específicas no mês para as quais os contratos tem a vigência prevista para começar. Porém, também há a possibilidade de perda de vigência por falta de documentação ou ainda elegibilidade.

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NOS PLANOS DE SAÚDE POR ADESÃO, A VIGÊNCIA FICA CONDICIONADA A ELEGIBILIDADE.

Os planos coletivos por adesão têm uma coisa que não tem nos demais planos de pessoa física e empresariais. Nos Planos por adesão existe a questão da elegibilidade.

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Trata-se de uma associação que o cliente tem que ter com alguma entidade, associação ou sindicato para que o seu plano de saúde entre em vigência.

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Contudo, não raro, acontece de o corretor não conseguir associar o cliente e portanto ele ficar sem elegibilidade e por isso seu contrato é declinado, ou seja, ser negada a implantação do mesmo e daí a contratação não é efetivada e o dinheiro pago pelo cliente é devolvido.

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PERDAS DE VIGÊNCIAS OCASIONAM AÇÕES NA JUSTIÇA

A perda da vigência acontece por várias causas. É quanto o cliente fecha um planos de saúde e é informado pelo corretor que data ele terá a sua vigência para começar a utilizar os planos.

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Acontece porém, que por algum motivo burocrático ( falta de documentação ou falta de elegibilidade ) o contrato perde a vigência, ou seja, a data que estava marcada para ele começar a usar o plano é remarcada para uma outra dada pré determinada.

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A perda da vigência é notificada pela administradora de benefícios ao corretor que tem a difícil tarefa de informar ao cliente esta notícia desagradável que gera muita insatisfação.

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Como disse, os motivos para a perda de vigência são muitos, mas os que mais deixam os clientes estressados são por documentação ilegível ( a dele próprio ) e também a impossibilidade de contato por telefone para fazer confirmação dos dados por parte da administradora de benefícios.

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Diante deste inconveniente, alguns clientes entram na justiça contra a corretora, contra a Administradora ( Qualicorp, Plural, Club Care, por exemplo ) e também contra a Operadora, ( Amil, Unimed, Golden Cross, por exemplo ).

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Conclusão: A vigência é um aspecto importante a ser considerado ao escolher um plano de saúde.

Ela determina o período de tempo em que o titular tem direito às coberturas médicas contratadas e é um indicador da efetividade do plano.

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A vigência pode ser mensal, semestral ou anual e é determinada pelo momento da contratação do plano.

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Além disso, é importante lembrar que o pagamento das mensalidades é fundamental para garantir a continuidade da vigência e, consequentemente, da cobertura médica.

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Por isso, é importante escolher um plano de saúde com uma vigência adequada às necessidades e disponibilidade financeira do titular.

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