Neste artigo você vai aprender se o plano de saúde cobre ou não a colocação de diu.
No primeiro semestre de 2008, os planos de saúde deram aos seus beneficiários o direto de realizar alguns procedimentos com a cobertura total nos planos.
Depois que a ANS decidiu e publicou no Diário Oficial todas as operadoras de planos de saúde tiveram 90 dias para se adaptar as mudanças. E desde julho de 2008, todo Plano de Saúde cobre colocação de DIU e outros procedimentos para prevenção e alguns outros serviços com especialistas. Uma das preocupações por conta dos beneficiários, foi de que os Planos de Saúde sofressem alguns reajustes nos valores mensais, pela inclusão desse e outros procedimentos. Mas a ANS garantiu que não haveria nenhum aumento nas tarifas dos planos. Somente no caso de reajuste anual, feito pelo Ministério da Saúde.
Uma consulta publica que foi realizada no site do ANS deu a ideia de incluir alguns outros métodos contraceptivos na lista de procedimentos médicos.
Os internautas puderam dar opinião de quais os procedimentos deveriam ser oferecidos pelos planos básicos de saúde.
Foi negociado durante quase um ano, até que o setor da saúde decidisse acrescentar os serviços de Colocação de DIU, Laqueadura e Vasectomia e outros serviços como: nutricionistas, fonoaudiólogos, psiquiatras entre outros.
Porém, foi estabelecido um teto, para que o numero de consultas com esses profissionais seja especifico. Por exemplo: Um cliente do plano de saúde tem direito a 10 consultas anuais com os nutricionistas, se for mais vezes deverá pagar uma taca por cada consulta a mais.
Os procedimentos como vasectomia e laqueadura, só podem ser feitos em mulheres e homens com idade superior a 25 anos de idade e que possuam mais de dois filhos vivos.
Os planos de saúde só cobrirão a reversão desses dois procedimentos, caso traga algum problema de saúde ao paciente.
Os homens e mulheres que se arrependerem de ter feito o procedimento deverão pagar para fazer a reversão, já que o plano de saúde não vai cobrir.
Além da colocação o plano deve cobrir o valor do próprio DIU, no modelo convencional, não hormonal.
Desde 2008, que a ANS, vem destacando a preocupação com a saúde da mulher, e incluindo no rol de procedimentos dos planos de saúde básicos a assistência à mulher.
Os planos de saúde de 2008 para cá, seja os novos ou adaptados, têm total direito não só a colocação do DIU, mas também a cobertura do dispositivo não hormonal.
Outro procedimento que a ANS adicionou ao rol nos planos de saúde é a laqueadura, sua cobertura também é obrigatória nos planos básicos e no caso dos homens também está na lista de procedimentos a vasectomia.
O que vale lembrar é que em caso de desistência ou arrependimento pelo processo feito, a retirada do dispositivo não é obrigatoriamente coberta pelo plano de saúde, em alguns casos é preciso pagar pela retirada, então antes de colocar pense bem ou consulte seu plano para tirar todas as dúvidas sobre a retirada do dispositivo.
Quer Saber Preços de Planos de Saúde? Use o Simulador Online de Planos de Saúde
Preencha o formulário abaixo e veja os preços na hora
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!