Quando exames de rotina são necessários? | Os exames de rotina são uma grande questão que a sociedade enfrenta hoje, pois, enquanto muitas vezes sabemos de sua necessidade, outras, nos perguntamos se realmente precisamos fazê-los, já que demandam custo e tempo.
Sabendo das questões que envolvem os exames de rotina, fizemos um artigo explicando se são ou não necessários.
Exames de rotina, ou o tradicional check-up são exames utilizados para avaliar seu estado geral de saúde. São usados principalmente para fazer o diagnóstico precoce de doenças, em alguns casos, um simples exame evita que um problema tire sua vida em apenas dois anos.
Os exames que compõe o check-up são prescritos por um médico, o qual avalia idade, genética e outras características antes de pedir a composição da bateria de exames.
Como dito anteriormente, os exames de rotina são prescritos por um médico, normalmente um clínico geral, ele avaliará uma série de fatores, como por exemplo, se o paciente possuir doenças crônicas, a depender da doença, é indicado que faça o check-up pelo menos a cada 6 meses.
Já se for um paciente saudável, é indicado que uma vez ao ano seja feito o acompanhamento, visto que, assim, será possível tratar alterações antes que elas virem doença ou algo pior.
Vale ressaltar que muitas pessoas evitam os exames de rotina devido ao custo e disponibilidade de tempo, porém, através da escolha de planos de saúde com qualificação, é possível que economize em ambos.
Um dos mais populares, o hemograma permite ver características do sangue, como: anemias, câncer, infecções, alergias e etc.
Este tipo de exame mede os níveis de açúcar no sangue e o perfil lipídico do paciente. Ele revelará se o paciente corre risco de ter problemas como, diabetes, hipoglicemia, aterosclerose, AVC e hipertensão arterial.
Este exame auxilia na investigação de insuficiência renal, e o rim é um dos nossos órgãos que exercem funções vitais, pois, serve para filtrar o sangue e eliminar substâncias tóxicas.
Este tipo de exame detecta a presença de infecção de forma precoce.
Neste exame há uma avaliação dos níveis dos hormônios TSH e T4. Com a avaliação dos níveis é possível observar se existe alguma doença que afete o funcionamento da tireoide.
O exame de Urina, ou EAS (Elementos Anormais do Sedimento), verifica a presença de doenças no trato urinário.
Este exame é indicado para investigação de funcionamento do fígado e detecção doenças, como o hipotireoidismo;
Utilizando um esfignomanômetro, o próprio médico verifica alterações na pressão sanguínea e hipertensão.
listarei abaixo os laboratórios com melhores atendimento e agilidade de conclusão das analises.
Conclusão
Como deve ter reparado, todos os exames formam juntos uma grande avaliação da sua saúde como um todo, portanto, podem fazer a diferença entre evitar uma doença e lutar contra ela depois em estado avançado.
Os dados só reforçam que é ideal ter um plano de saúde que englobe tanto todos esses exames, quanto um médico para acompanhar de perto sua situação.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!